Image Map

10 de novembro de 2014

Tenha espírito de busca, de luta! - GABRIEL BITTENCOURT



Escrevo esses dizeres com o desejo de que eles se encaminhem diretamente ao medo de vocês. Escrevo para todos os vestibulandos, não só da área de saúde. Todos nós temos desejos, medos, tristezas e alegrias comuns entre nós.
Quem tem espírito de busca e de luta, está alerta a tudo e tem o objetivo maior de se aprimorar. Logo, sabendo que este é o seu objetivo, tudo que olha, vê e lê, poderá ajudar de alguma forma no aprimoramento. Tudo e todos serão seus mestres.
Para correr atrás do que temos de mais nosso -os sonhos- nós precisamos estar como famintos que não se alimentam há dias. Pois, normalmente, nós escolhemos o que é mais gostoso e nos satisfazemos.
Sempre cito Fernando Pessoa quando falo de ação, de vontade e de determinação.
Por mais clichê que possa ser, sonho não tem idade! Será que aos seus 18 anos você levaria a faculdade da mesma forma que levará hoje quando passar? Nada é por acaso.
Eu adoro estudar mas estou exausto, final do ano é sempre complicado. Sinto-me como um nadador que adora nadar mas já nadou muito naquele dia e o corpo pede para parar.
Mas, nesses humildes 2 anos de tentativas (terceirão + 1 ano de cursinho) eu aprendi algumas coisas além das matérias. Eu aprendi que, repito, o sonho é o que temos de mais nosso, eles são intransponíveis, intangíveis e antológicos.
Eu, Gabriel, não quero passar a vida pensando no que eu poderia ter feito, eu quero fazer! Se o problema é o tempo, ele vai passar de qualquer jeito! E já que vai passar, que passe enquanto eu faço o que eu quero, ou crio meios para.


Muita gente me pergunta se eu acho melhor a pessoa fazer tal ou tal curso, engenharia ou medicina, por exemplo. E eu respondo com uma simples indagação:
- Você quer ser engenheiro ou médico?
Tenho certeza de que esta simples pergunta é de um poder de reflexivo gigante. Simplesmente porque a indecisão, como eu já disse em alguns textos por aqui, é apenas o momento em que você sabe realmente o que quer mas acha que não deve querer, ou que deve querer outra coisa. Talvez por medo da aceitação da família, medo do tempo que vai levar… Enfim.
Os sonhos são o que temos de mais nosso, não dá pra ninguém sonhar pela gente.
Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?
Ah Gabriel, mas eu já tenho 30 anos… Não estou mais na idade.
Ah Gabriel, mas eu não quero ficar mais um ano no cursinho… Ninguém quer! Eu também não quero. Mas eu lhe pergunto, quanto tempo será que um atleta se preparou até uma olimpíada? O grau de determinação é o que define a velocidade e a intensidade do sucesso.
Escrevo essas coisas pois eu também sinto a mesma coisa. Sinto tensão, ansiedade, medo, desejo de passar logo.
Dedico meu tempo à página e ao blog pois sinto o mesmo que vocês sentem, eu estou no mesmo barco e não vou, de maneira alguma, deixar que vocês se cansem de remar.
Fonte: Site Futuro Médico - Vida,dicas e histórias de um,por enquanto,vestibulando de medicina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© EXCLUSIVA - 2014. Todos os direitos reservados.
Lauyout Criado por: Gisele Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo